Passeio no cemitério?

14:55 Unknown 0 Comments

Desde muito pequena minha mãe me levava ao cemitério... Já eu digo que não sei se  levarei meu filho sem necessidade... Mas por qual motivo mesmo?

Bem, os passeios dos anos 80, eram assim... íamos às casas das tias, avós... feira, supermercado, à igreja, e ao cemitério...

Com certeza, para você que está lendo, isso possa parecer estranho ou horrível, mas calma, há algo de muito poético nisso!

Hoje fui com minha mãe. Minha avó, a mãe dela, faleceu há 26 anos.... Tinha 7 anos, e me lembro como se fosse hoje, daquela que seria a minha segunda experiência com a morte... Dois anos antes morria meu avô, pai do meu pai.

Minha avó Lourdes, Maria de Lourdes Fonseca Bernardes, faleceu aos 73 anos, era uma senhora meio brava, durona, a matriarca da família, mas se rendia aos caprichos dos netos...

Morávamos no mesmo quintal e quando ela começou adoecer, passei a dormir com ela durante a noite. Seu arroz com feijão, ou seu café com leite, são insubstituíveis! .... Sinto o sabor deles no meu paladar...

Voltando aos  cemitérios... sempre gostei de ir....

Penso que cemitérios são um lugar de paz, tranquilidade.... Onde as pessoas cumpriram seus destinos e agora descansam em paz...

 O Cemitério São Salvador,  em Mogi das Cruzes, onde sempre frequentei com minha mãe, é imenso e arborizado!  Tranquilo, cheio de pássaros, e... gatos!

http://www.panoramio.com/photo/29087163

Adorava ir com minha mãe e ficava olhando as fotos das pessoas falecidas... via as  datas de nascimento e falecimento, fazia as contas da idade que a pessoa havia “mudado de vida”, as roupas que vestiam na época... Há até hoje um mausoléu da família Nacif Salemi, daqueles gigantes que há altar, e capela dentro, com cadeiras!!! (?)  E muitas, muitas fotos de pessoas que lá foram enterradas...

 Tão interessante era imaginar como foi a vida das pessoas, o que elas faziam, e ver que muitos deles deram seus nomes para as ruas da cidade.

A paz que se encontra num cemitério pode ser muito boa se conseguirmos refletir um pouco da vida, e ainda que infelizmente ou felizmente todos iremos passar por isso...


Fiquei com minha mãe fazendo um" tour " por lá, visitamos os túmulos dos meus avós, do avô do meu filho, do melhor amigo do meu pai, de uma tia da minha mãe... entre tantos outros! E a cada um que  passávamos, minha mãe  fazia algum comentário... Tal como sempre fez quando eu era criança... 

Hoje um gato preto nos acompanhou por grande parte da nossa visita, e chorou quando fomos embora.... fiquei feliz, é como se voltasse ao passado.... Aquela garotinha que visitava túmulos, enquanto sua mãe lavava o dos seus avós e imaginava o passado daquelas pessoas moradoras da cidade... 

Certamente os passeios ao cemitério não causaram mal nenhum para mim, já com relação ao meu filho, um dia, quando ele crescer mais, poderei levá-lo! E contar essa e muitas outras histórias que imaginava por lá...



Para saber mais:

No mundo todo os cemitérios são muito visitados. Quando estive em Buenos Aires, visitei o Cemitério da Recoleta, especialmente o túmulo de Evita Perón.

Veja alguns dos mais visitados pelo mundo:

http://caminhosdoturismopeloturismologo.blogspot.com.br/2011/03/rota-dos-cemiterios-montada-pelo.html


Em São Paulo o Cemitério da Consolação é uma rota cultural da cidade. Veja no link abaixo:

http://www.saopauloantiga.com.br/12-tumulos-curiosos-consolacao/

0 comentários: